Registo de domínios PT novas regras

A partir do dia 2 de Fevereiro de 2021 a DNS.pt encontra-se a aplicar um conjunto de novas regras para o registo de domínios da terminologia .PT.

A Associação DNS publicou um documento com oito capítulos referindo as principais alterações no registo de domínios de topo em Portugal, os quais abordam as várias alterações que serão realizadas a partir desta data.

De uma forma resumida, deixamos em seguida algumas das alterações que serão aplicadas ao registo de domínios .PT:

  1. O Responsável Técnico continua a ser a entidade responsável pela configuração do domínio e das zonas DNS do mesmo, bem como toda a administração técnica correspondente.
  2. São eliminados os sub-registos das extensões edu.pt e .org.pt. Os domínios atualmente existentes sobre estas extensões irão manter-se ativos e possíveis de serem renovados, mas não será possível registar novos nomes a partir de 2 de Fevereiro de 2021.
  3. As condições para admissibilidade no registo de novos domínios .PT foram alteradas, sendo agora aceites um conjunto mais elevado de nomes para registo. A lista completa de alterações pode ser verificada no documento da DNS.pt.
  4. Alteração do período de envio de documentação para o suporte de novos registos até um máximo de dois dias. Quando as condições exijam o envio de documentos para a DNS.pt, seja para o registo de uma nova entidade ou de um novo domínio, o titular deverá facultar os documentos à DNS.pt e à Entidade Gestora no prazo de 2 dias, de forma a comprovar a capacidade de registo sobre as Regras de Registo de Nomes de Domínio.
  5. O sistema de confidencialidade WHOIS dos domínios será eliminado para entidades coletivas. Todos os domínios .PT, de entidade coletivas, irão apresentar os dados WHOIS publicamente a partir de 2 de Fevereiro, sendo que apenas as entidades singulares poderão manter os dados ocultos.
  6. Domínios sobre o estado de Pending-Delete (expirado) não poderão ter transferências de titulares realizadas até que a renovação seja concretizada.
  7. Eliminação das Regras de Registo de Domínios de 2 caracteres, permitindo que qualquer entidade possa registar domínios ao mesmo preçário que os restantes nomes e sobre os mesmos termos e condições.
  8. Utilização de outros dados invés do número de identificação fiscal (NIF), permitindo a entidades sem NIF o registo através do uso de outros números de identificação que tenham a mesma validar que o NIF.

Como sempre, caso tenha alguma dúvida sobre o registo de domínios .PT, o nosso suporte encontra-se disponível para o ajudar sobre os nossos meios tradicionais de suporte.

Email: host@tugatech.com.pt
Telefone: 707 502 576 ou (+351) 210 200 002



Marți, Februarie 2, 2021





« înapoi