Estimado cliente,
A partir do dia 1 de Dezembro de 2016 entraram em vigor novas regras respeitantes à atualização do contacto Registrant, também conhecido como Contacto Administrativo de um domínio.
De acordo com a recente atualização da regulamentação da ICANN, será agora necessária a confirmação por email do atual contacto e do novo contacto a aplicar no domínio sempre que for realizada a modificação do mesmo.
De acordo com as regras da ICANN na política IRTP (Inter-Registrar Transfer Policy), esta nova confirmação passa a ser obrigatória em alterações que englobem:
Encontram-se excluídas da confirmação as alterações na morada e/ou contactos telefónicos, os quais podem continuar a ser realizados sem necessidade de confirmação por email.
Na eventualidade de não ser possível a confirmação do email enviado para o contacto atual do domínio, é possível proceder com a atualização via uma confirmação enviada por SMS.
Caso ambos os contactos registados (email e telefone) se encontrem inacessíveis para validação, a entidade responsável pelo domínio poderá atualizar o número de telefone para proceder com a validação via SMS.
Os emails de confirmação enviados possuem um link único de validação, ao qual os contactos deverão aceder para confirmar a alteração do registo. Se ambos os contactos validarem a alteração, o processo é imediatamente realizado.
De notar que, com a alteração do contacto, a transferência do domínio para outras entidades ou para outros contactos pode ser bloqueado durante o período opcional de 60 dias.
Estas novas regras aplicam-se em todos domínios de topo genéricos (como exemplo, .COM, .NET, .ORG, entre outros).
Em caso de duvida poderá sempre contactar o nosso suporte.